Boa noite Estudantes!
Sejam bem vindos nas aulas remotas!
Eu sou professora Glória da matéria de ciências.
Nossa avaliação será feita através das atividades que estarei postando, vou disponibilizar meu número de telefone (zap) para vcs enviarem as fotos do caderno quando eu solicitar para lançar na caderneta eletrônica(SIEPE). Será muito importante vcs fazerem e enviarem no parzo que seja determinado, o sistema da caderneta fecha e não temos como lançar depois.
Saúde e Paz para todos nós!
Esta primeira aula será sobre a importância de estudar ciências e método científico, vocês vão ler e escrever o texto no caderno sobre este tema, depois assistir a vídeo aula que está disponível no link (só é clicar em cima dele).
Bom estudo!
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
1ª aula:
Ciências
Professora: Glória
Estudar Ciências é importante porque isso nos ajuda a
compreender o mundo e como fazemos parte dele. O conhecimento científico
estimula nossa curiosidade – e ter curiosidade foi fundamental para alcançar o
desenvolvimento tecnológico que existe atualmente.
Vamos iniciar os estudos da
disciplina de ciências assistido a vídeo aula do link que coloquei na postagem,
lendo e copiando no caderno o seguinte texto:
Método Científico
O método científico é um conjunto de regras para a
obtenção do conhecimento durante a investigação científica.
É pelas etapas
seguidas que se cria um padrão no desenvolvimento da pesquisa e o pesquisador
formula uma teoria para o fenômeno observado.
A teoria científica
é considerada fiável quando a correta aplicação do método científico faz com
que ela seja repetida indefinidamente, conferindo confiabilidade aos
resultados.
Etapas do método científico
1. Observação
O conhecimento
científico inicia com a coleta de informações para descrever de forma
qualitativa e/ou quantitativa o fenômeno.
·
Observação
qualitativa: quando as
informações obtidas não incluem dados numéricos.
·
Observação
quantitativa: é obtida com a utilização de instrumentos e resultam em medidas.
2. Questionamento
Ao observar a
repetição de uma propriedade ou as características do fenômeno, formulam-se
perguntas.
Exemplo:
·
Por que o fenômeno ocorre?
·
Como ele é descrito?
·
Quais fatores podem influenciá-lo?
3. Hipóteses
As hipóteses têm
como objetivo explicar as observações e, por isso, nas tentativas de desvendar
o fenômeno mais de uma hipótese pode ser formulada.
Elas vão guiar o planejamento dos
experimentos para que se aprenda mais sobre o que está sendo observado.
4. Experimentos
A atividade
experimental avalia o sistema em estudo e verifica as condições práticas para
que o fenômeno ocorra e possa ser reproduzido.
À medida que os
experimentos são realizados, as evidências são reunidas e as hipóteses são colocadas
à prova.
5. Resultados
A reunião dos dados
obtidos juntamente com as interpretações realizadas vão validar as informações
para justificar a hipótese e explicar o fenômeno.
Nessa etapa, os
resultados são utilizados para rejeitar ou modificar a hipótese, pois ela deve
coincidir com os resultados obtidos.
6. Conclusão
Com base na
observação, formulação de hipóteses, experimentos e resultados obtidos, é
possível que se construa uma teoria, lei ou princípio para expandir o
conhecimento adquirido e aplicá-lo em outras situações.
·
Teoria: explica a observação feita e
permite previsões a partir de um modelo criado.
·
Lei: relaciona matematicamente as
grandezas estudadas nos experimentos.
·
Princípio: generaliza as regularidades
verificadas nos experimentos.
Fonte: https://www.todamateria.com.br/metodo-cientifico/
Link da vídeo aula de Método Científico:
https://www.youtube.com/watch?v=eRDBggKy0js
Nenhum comentário:
Postar um comentário