terça-feira, 1 de junho de 2021

(Fundamental V) Artigos (Português)

 ORIENTAÇÕES DA ATIVIDADE:

  Olá estudantes,

Vamos continuar nossos estudos de português. Para esta semana vamos estudar um assunto simples e de fácil compreensão - os artigos. Segue uma videoaula para ajudar, com um texto para anotação no caderno e uma pequena atividade sobre o tema no link a seguir: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfNJZpup-d0-2qnXxFW5fAQAEKLyl9_KELGniuYW3Hh67XxJw/viewform?authuser=1. Qualquer dúvida, só me procurar.  Bons estudos!!!

Grande abraço e se cuidem,

Professor Jorge Xavier


ARTIGOS


 

Releia o trecho abaixo da crônica de Luís Fernando Veríssimo sobre o tipo de pessoa que come e não engorda e observe os termos destacados.

 

Já o come e não engorda compartilha do nosso apetite, só não compartilha das consequências. Ele repete a massa e não tem remorso. Pede mais chantily e sua voz treme. Molha o pão no café com leite! E ainda se queixa:

- Há 15 anos tenho o mesmo peso.

 

Perceba que as palavras destacadas fazem parte de uma classe de palavra que já estudamos, os substantivos. Eles dão nome as coisas. Porém antes dela, tem duas palavras: a e o. Essas palavras são chamadas artigos.

Os artigos são uma classe de palavras que antecedem os substantivos e indicam se estes se referem a elementos determinados, já mencionados ou conhecidos pelo interlocutor, ou a elementos indeterminados, desconhecidos pelo interlocutor.

Vamos tomar um exemplo. Temos um grupo de jovens sentados a beira da quadra da escola, eles estão com um saco cheio de bolas, descansando depois do treino. Eu passo por ele e digo: Vocês estavam jogando futebol? Então joga a bola aí? Quando eu digo a bola, estou me referindo a bola de futebol, uma bola específica. Mas se ao invés disso, eu simplesmente passasse e dissesse: Joga uma bola aí! Como no saco havia várias bolas, os jovens poderiam jogar qualquer bola que estava dentro do saco, de vôlei, de tênis ou a de futebol. Quando eu utilizei uma bola, eu não estou sendo específico e assim pode ser qualquer bola.

Os artigos o, a, os e as são chamados por isso, artigos definidos, pois determinam o sentido dos substantivos, indicando que se refere a algo já conhecido por quem me escuta. Já os artigos indefinidos indeterminam o sentido dos substantivos, indicando que se referem a elementos não específicos ou desconhecidos de quem me escuta. São eles: um, uma, uns e umas.

 

Gênero e número dos artigos

Os artigos também expressam o gênero e o número das palavras.

 

O substantivo

massa

pão

É feminino ou masculino?

Feminino

Masculino

Está no singular ou plural?

Singular

Singular

É acompanhado por qual artigo?

a

o

 

O substantivo massa é acompanhado pelo artigo feminino a, enquanto o artigo masculino o acompanha o substantivo masculino pão. Assim, os artigos concordam em gênero com os substantivos que acompanham.

Como estes substantivos estão no singular (massa e pão) os artigos estão no singular (a e o), porém se estivessem no plural (massas e pães), os artigos também iriam para o plural (as e os). Portanto, eles concordam em número com os substantivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

(EJAs V, VI, VII, VIII, Mod. 2 "A", 3"A", 3"B", 3"C") Método Científico (Ciências e Biologia - Professora Glória)

 Olá estudantes! Esta aula é sobre o Método Científico. Roteiro: - Leitura e copiar no caderno de Ciências (Fundamental) e Biologia(Módulos)...