terça-feira, 23 de março de 2021

(Fundamental 5 A) Substantivos (Português)

  ORIENTAÇÕES DA ATIVIDADE:

    Olá estudantes,

 Abaixo segue atividade da semana de português do Módulo 5 A do fundamental. Ela corresponde as nossas 6 aulas desta semana. Você deverá ler, copiar  o texto no caderno.  

Grande abraço e se cuidem,

Professor Jorge Xavier

Substantivos

    Você já observou que todas as coisas do mundo que existem têm um nome? Você tem um nome. O objeto que você segura tem um nome, etc. Quando pensamos na Língua Portuguesa, vemos que há uma infinidade de palavras. Algumas servem para nomear objetos, sentimentos, fenômenos da natureza. Outras qualificam, indicam tempo ou descrevem ações, entre outras possibilidades. 

Por isso as palavras são classificadas em classes. São dez. Essas classes além de classificar, servem para compreender melhor o funcionamento de nossa língua. A classe de palavra que serve para nomear as coisas, os seres e os sentimentos é chamada substantivo. Todas as palavras que nomeiam as coisas que existem são classificadas como substantivos. Alguns exemplos são: amor, chuva, rio, sol, João, Pedro, São José do Rio Pardo, Rondônia etc. 

    Como você pode perceber dentre as palavras que nomeiam as coisas existem algumas diferenças entre elas, são os chamados tipos de substantivo.

  • Substantivos próprios ou comuns:
Os substantivos que dão nome a seres determinados, chamamos substantivos próprios. Eles designam coisas particulares, e são diferentes daquele que nomeiam coisas semelhantes. Os substantivos próprios são escritos com letra maiúscula: Recife, Maria, João etc.
Os substantivos que se referem a coisa em geral, que não específicas dentro de uma espécie, chamamos substantivos comuns. Escrevemos essas de letra minúsculas: cidade, mulher, homem, etc.

  • Substantivo concreto e abstrato
Agora pense na diferença entre as palavras flor e saudade. Quando pensamos em flor, vem à nossa mente  a imagem da parte de uma planta. E quando pensamos em saudade? Não há uma imagem que retrate esta palavra, porque ela nomeia um sentimento. Tanto flor como saudade são substantivo pois nomeiam coisas que existem, entretanto estes substantivos são diferentes:
As palavras que nomeiam seres e coisas que têm existência própria, são chamadas substantivos concretos. Exemplo: formiga, criança, Alice, São Paulo.
Já as que nomeiam sentimentos, como amor, saudade, tristeza, são chamados substantivos abstratos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

(EJAs V, VI, VII, VIII, Mod. 2 "A", 3"A", 3"B", 3"C") Método Científico (Ciências e Biologia - Professora Glória)

 Olá estudantes! Esta aula é sobre o Método Científico. Roteiro: - Leitura e copiar no caderno de Ciências (Fundamental) e Biologia(Módulos)...