ORIENTAÇÕES DA ATIVIDADE:
Olá estudantes,
Grande abraço e se cuidem,
Professor Jorge Xavier
Características do Poema
Os poemas podem abordar vários temas: o amor, a
natureza, os problemas sociais, os acontecimentos comuns do dia a dia ou até
mesmo a própria escola. Observe este poema de Manoel Barros, poeta
sul-mato-grossense que escreveu mais de 30 livros de poesia.
As coisas
Muito claras
Me noturnam.
(Conversas de um poeta – Manoel de Barros)
O autor escreveu esse poema em apenas três
linhas. Cada linha de um poema é chamada verso. Ao conjunto de versos
separados por um espaço damos o nome de estrofe.
Como você vê, nos poemas o texto é organizado
de modo típico, diferente das narrativas, que geralmente são divididas em
parágrafos. Outra diferença dos poemas é que a voz que fala no texto não é chamada
de narrador, mas de eu poético ou eu lírico.
É possível que você conheça a rima desde
criança, pois ela está presente nas cantigas de roda, quadrinhas, músicas. A
rima é a repetição de sons no final de dois ou mais versos. Vamos fazer uma
pequena atividade para compreendermos as rimas.
Atividade:
Leia em voz alta este poema do autor português
Luís de Camões, grave um áudio e envie para o professor. Observe durante a
leitura como o autor explorou o uso das rimas.
Soneto 4
Amor é fogo que arde sem se ver;
É ferida que dói e não se sente;
É um contentamento descontente;
É dor que desatina sem doer;
É um não querer mais que bem querer;
É um andar solitário por entre a gente;
É nunca contentar-se de contente;
É um cuidar que ganha em se perder;
É querer estar preso por vontade;
É servir a quem vence, o vencedor;
É ter com quem nos mata lealdade;
Mas como causar pode seu favor;
Nos corações humanos amizade,
Se tão contrário a si é o mesmo Amor?
(Luís de Camões)
Nenhum comentário:
Postar um comentário