segunda-feira, 31 de maio de 2021

(Fundamental V) Característica do poema (Português)

 ORIENTAÇÕES DA ATIVIDADE:

  Olá estudantes,

Estude o material abaixo, depois faça a atividade proposta. Ler em voz alta o poema do autor português Luís de Camões, que está no material abaixo, e grave um áudio e envie para o professor (Pode ser enviado pelo Whatsapp). Observe durante a leitura como o autor explorou o uso das rimas. Depois de estudar as Características do Poema e o assunto Variação Linguística, vamos praticar nosso conhecimento respondendo a atividade no link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe9HHoVwkWjdPTfdLIcb5A1TojVyDEQzxukHQSrFwS89FcYbw/viewform?authuser=1

Grande abraço e se cuidem,

Professor Jorge Xavier


Características do Poema

 

Os poemas podem abordar vários temas: o amor, a natureza, os problemas sociais, os acontecimentos comuns do dia a dia ou até mesmo a própria escola. Observe este poema de Manoel Barros, poeta sul-mato-grossense que escreveu mais de 30 livros de poesia.

 

As coisas

Muito claras

Me noturnam.

(Conversas de um poeta – Manoel de Barros)

 

O autor escreveu esse poema em apenas três linhas. Cada linha de um poema é chamada verso. Ao conjunto de versos separados por um espaço damos o nome de estrofe.

Como você vê, nos poemas o texto é organizado de modo típico, diferente das narrativas, que geralmente são divididas em parágrafos. Outra diferença dos poemas é que a voz que fala no texto não é chamada de narrador, mas de eu poético ou eu lírico.

É possível que você conheça a rima desde criança, pois ela está presente nas cantigas de roda, quadrinhas, músicas. A rima é a repetição de sons no final de dois ou mais versos. Vamos fazer uma pequena atividade para compreendermos as rimas.

 

Atividade:

Leia em voz alta este poema do autor português Luís de Camões, grave um áudio e envie para o professor. Observe durante a leitura como o autor explorou o uso das rimas.

 

 

Soneto 4

 

Amor é fogo que arde sem se ver;

É ferida que dói e não se sente;

É um contentamento descontente;

É dor que desatina sem doer;

 

É um não querer mais que bem querer;

É um andar solitário por entre a gente;

É nunca contentar-se de contente;

É um cuidar que ganha em se perder;

 

É querer estar preso por vontade;

É servir a quem vence, o vencedor;

É ter com quem nos mata lealdade;

 

Mas como causar pode seu favor;

Nos corações humanos amizade,

Se tão contrário a si é o mesmo Amor?

(Luís de Camões)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

(EJAs V, VI, VII, VIII, Mod. 2 "A", 3"A", 3"B", 3"C") Método Científico (Ciências e Biologia - Professora Glória)

 Olá estudantes! Esta aula é sobre o Método Científico. Roteiro: - Leitura e copiar no caderno de Ciências (Fundamental) e Biologia(Módulos)...